sábado, fevereiro 06, 2010

Grêmio firma convênio com escolinha de futebol feminino


Escolinha Feminina do Grêmio, o futebol feito por e para mulheres
Nascida com o objetivo de suprir uma demanda da capital, desde 15 de julho de 2009, a escolinha de futebol feminina do Grêmio funciona em Porto Alegre, com sedes nas Zonas Sul e Norte. Atualmente com 80 alunas matriculadas, nas idades entre 7 e 30 anos - a escola já chegou a ter cerca de 150 alunas durante o ano letivo -, o projeto idealizado pelas professoras Tatiele Silveira e Naná Varela, com a colaboração de mais duas professoras, Suelen Ramos e Carine Gomes, proporciona futebol para meninas e mulheres das mais classes sociais. “O grupo é bem diversificado, temos alunas de escolas públicas e particulares, além de meninas de outras cidades, como Gravataí, Cachoeirinha e Novo Hamburgo”, afirma Tatiele, mais conhecida como Tati. A escolinha é conveniada ao Grêmio, que abriu uma exceção para o projeto. “é uma conveniada com carinho, já que o Grêmio tem como política não firmar convênio com escolas da capital”, conta a professora Naná.
Em média de quatro turmas semanais têm aulas na escolinha. Sendo uma turma para adultos, que funciona à noite. Já as turmas para meninas de até 17 anos, além das duas aulas semanais, se revezam no futebol de campo aos sábados, quando a aula ocorre no campo no CT Parque do Cristal. As meninas costumam disputar amistosos com equipes de colégios e, muitas delas, também frequentam aulas de futebol em suas escolas. A escolinha também orgulha-se do resultado obtido na Copa Tricolor, na qual conquistou os três primeiros lugares. “Era um campeonato pequeno, com apenas 5 equipes, de diferentes idades, mas o desempenho delas nos encheu de orgulho”, relata a professora Tati. As professoras planejam disputar o Campeonato Gaúcho, com data ser definida, e negociam a liberação no clube. Para esses torneios a escolinha ainda busca patrocinadores.
Uma peculiaridade da escolinha é que toda a equipe de professores e o administrativo é composta por mulheres. “Essa característica estava no projeto inicial que levamos ao Grêmio, em abril do ano passado”, conta Tati. Para a professora, uma aula feita por mulheres ajuda as meninas. “Joguei a minha vida toda e nunca tive professoras mulheres”, conta. E complementa “as meninas se sentem mais à vontade com professoras para relatar sobre seus problemas, como cólicas menstruais”.
As aulas têm duração de uma hora, que é dividida entre fundamentos técnicos e treinos coletivos. A taxa de matrícula é de R$ 100 e inclui a roupa de treino (camisa, calção e meia). Já a mensalidade é de R$ 50, com desconto de 20% para sócios do Grêmio. O projeto tem a mesma direção da escolinha masculina do Grêmio, sob a direção geral de Francisco de Paulo Motta França e direção de futebol de Cesar da Rocha. Mais informações podem ser obtidas no blog http://gremiofeminino.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br