domingo, novembro 01, 2009

Momento místico: O verdadeiro Halloween brasileiro


Crianças fantasiadas de bruxas e personagens de filmes de terror marcaram a última sexta. “Feliz Dia das Bruxas”, me diziam alguns amigos mais atentos. Mas cabe explicar aos leitores o real significado do dia 31 de outubro para esta blogueira e para tantas outras brasileiras e brasileiros pagãos.


Aos praticantes da bruxaria, o dia de 31 de outubro é uma data importante. Mas não necessariamente é o Halloween. Nas práticas atuais da antiga religião, a bruxaria, e hoje comumente chamada de wicca, os pagãos celebram as datas de acordo com convicções e com a natureza. Isso significa que para algumas bruxas brasileiras, hoje é Halloween e para outras não.


Nos Estados Unidos é Halloween, é Dia das Bruxas. Lá, as bruxas se preparam para a chegada do inverno. Aqui estamos dando adeus ao frio. De acordo com a wicca você pode celebrar os grandes ritos, também chamados de sabbats de acordo com o hemisfério. Portanto, aqui no Brasil estamos celebrando o auge da primavera, o Beltane. O festival equivalente ao Dia das Bruxas é o Samhain, ocorrido no dia 30 de abril.


Muitas, talvez a maioria, das bruxas brasileiras estão celebrando o festival de Beltane. “Bel” representa o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. "Time" e uma palavra céltica que significa "fogo".


Os povos europeus na era pré-cristã e os celtas, entre outros povos da antiguidade, costumavam fazer uma grande fogueira com tronco de nove árvores consideradas sagradas. As pessoas pulavam essa fogueira e levavam brasas desse fogo para casa.


Beltane é o festival da fertilidade. A terra e os animais estão férteis e todos se preparam para a colheita do próximo ano. Simbolicamente o Deus e a Deusa estão prestes a consumar sua união. O Deus Sol está adulto e a Deusa esbanja sensualidade. “A sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra”, afirma o site pagão Waiken Azos.


O Halloween brasileiro, portanto, caros leitores, é no dia 30 de abril. Uma boa desculpa para que não quer esvaziar seu pote de balas com as crianças da vizinhança.

Nenhum comentário:

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br