quinta-feira, dezembro 28, 2006

16/12/2006 - Kioto

No sábado fomos a Kioto. Esta que fora a capital do Japão por mil anos, antecedendo Tokio. A distância de Kioto a Tokio era de cerca de 600 km. Mas fomos de trem bala e levamos duas horas para chegar ao destino. Parece que o bichinho é rápido.Embora, para quem anda não pareça tão rápido assim.


Em Kioto fomos ao Castelo Nijo, datado de 1603.Lá morava o Shogu, maior autoridade depois do imperador. No Castelo, de madeira ocorriam importantes reuniões com Shogu e samurais líderes.Não se podia fotografar, e para entrar tinhamos que deixar os sapatos na entrada, ganhavamos chinelos para percorrer o Castelo. Onde tinh pinturas de animais e plantas.Havia uma sala que era o quarto de Shogu, e só mulheres além dele podia entrar. Na encenação, a esposa, amante e serviçais.




Depois fomos ao Palácio Dourado, tem esse nome pois é revestido de ouro 22 kilates. E é cercado por um lindo jardim, e também havia espaço para pedidos.Eu não mudei meu pedido.



O último ponto foi o Templo Budista com um lindo jardim. No budismo os corpos são cremados.Acredita-se na separação entre corpo e alma.Depois da morte o corpo leva 49 dias para se separar do corpo.






Avistamos uma montanha onde é celebrado o dia dos Mortos no Japão, no dia 16 de agosto.Acende-se uma fogueira, um kandhi em homenagem aos mortos. Em Kioto há um bairro de gueixas. As entre 15 e 20 anos recebem o nome de Maiko e com mais de 20 Gueika.Lembrando que para se tornar gueixa é necessário estudar desde criança, e no Japão ser gueixa é uma arte.Recomendo, para melhor compreensão o filme " Memórias de uma Gueixa".

Nenhum comentário:

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br