segunda-feira, dezembro 06, 2010

Emirados: Dicas aos colorados no Mundial


Eis que o bom filho a casa torna. Como anuncia a sabedoria popular, cá esotu de volta ao meu primogênito querido. Três meses depois retomo o blog e volto com tudo. Estou também no twitter, orkut e facebook.

Em alguns dias embarco para os Emirados Árabes Unidos. Acompanharei o Mundial e retorno a Dubai. Usarei este espaço para falar sobre o local e obviamente sobre o Internacional.

Cerca de cinco mil colorados são esperados nas arábias, um país que, embora voltado ao turismo em algumas cidades, tem uma cultura muito diferente da nossa. O Internacional já preparou uma cartilha sobre o local. Esta humilde bloqueira dará também algumas dicas sobre o local.

O país

Os Emirados Árabes Unidos é uma federação composta por sete emirados, entre eles Dubai e a capital Abu-Dhabi. O país é governador pelo sheiki Mohammed bin Rashid al-Maktoum e a religião predominante é muçulmana. Estima-se que em Dubai, três quartos da população seja estrangeira, mesmo assim os valores muçulmanos são visíveis por toda a parte.

Religião
Turistas podem visitar algumas mesquistas, desde que trajados devidamente. Mulheres devem, portar véu. Você escutará alto-falantes pela cidade durante os horários da reza ( em torno de 5h30, 12h30 e 18h). Respeite e evite fazer barulho nesses horários. Há espaços para rezar nos lugares mais diversificados, como dentro de shopping center.

O que vestir
Tecnicamente o turista pode vestir qualquer roupa, mas o bom senso recomenda respeito aos valores locais. Evite regatas e quanto às mulheres, decotes ou saias curtas. Se for sair à noite, é recomendável um chalé ou casaco até entrar no local.

O que é proibido
Não é permitido o consumo de bebidas alcóolicas e demonstrações de afetyo em público. Mesmo que você seja casado há 30 anos evite andar de mão ou beijar seu companheiro (a). Você verá muitos homens de mãos dadas, o que significa que são amigos andando na rua. Sim, apenas amigos. Para quem deseja beber, o faça dentro do seu quarto no hotel ou em pubs e danceterias.

A noite em Dubai
A noite é parecida com muitos lugares do mundo, exceto pelo fato que casais não se beijam. As danceterias, que são geralmente nos hotéis fecham às 2 horas, ou no máximo 3 horas da madrugada. Um dica é o Dubai Marina, que tem várias opções.

O transporte
Atualmente Dubai possui metrô, mas o transporte via táxi é bastante econômico e dependendo vale a pena.

Dicas de passeio
Uma boa pedida são os shoppings centers. O Mail Emirates tem uma pista de esqui dentro e o BurJuman reúne lojas das marcas mais famosas, como Armani, Dolce & Gabbana, Hugo Boss. E os preços são outro atrativo! Não há cobrança de impostos sobre qualquer valor, o que diminui consideravelmente os preços dos produtos. Também é comum o Sheiki ordenar liquidações, o que torna os shoppings mais atrativos. Outra dica é o hotel, em forma de barco. Compre uma janta lá e passeie à vontade pelo hotel. Além disso não esqueça de o Burj Ar Arabian, o prédio mais alto do mundo. Há passeios temáticos que também valem a pena, como o passeio de barco à noite e a ida ao deserto. Quanto a este último, que inclui passeios de jipes nas dunas e uma janta em tendas, com apresentação de dança e narguilé entre outros. A recomendação é evitar comidas pesas, pois você pode sentir náuseas durante o passeio nos jipes (digamos que deixei um pedacinho de mim no deserto de Dubai).

Temperatura e fuso horário
Como estamos no horário de verão a diferença é de seis horas a mais do que o horário de Brasília. Quanto a temperatura é variável. Durante o dia beira os 30 ºC e à noite aproxima-se dos 13ºC.

PS: a foto acima é uma palhinha do que espera os colorados

3 comentários:

Anônimo disse...

E aí, Ana Catarina, trata de te comportar por aí, hein, nada de "showzinho", nada de bebedeira ou aquelas caçadas homéricas em que ninguém sai ileso... pelo menos em Dubai ou Abu Dhabi a srtª terá que manter as aparências hahahah!! beijos

Anônimo disse...

"O que é proibido
Não é permitido o consumo de bebidas alcóolicas e demonstrações de afetyo em público. Mesmo que você seja casado há 30 anos evite andar de mão ou beijar seu companheiro (a). Você verá muitos homens de mãos dadas, o que significa que são amigos andando na rua. Sim, apenas amigos. Para quem deseja beber, o faça dentro do seu quarto no hotel ou em pubs e danceterias.

A noite em Dubai
A noite é parecida com muitos lugares do mundo, exceto pelo fato que casais não se beijam. As danceterias, que são geralmente nos hotéis fecham às 2 horas, ou no máximo 3 horas da madrugada. Um dica é o Dubai Marina, que tem várias opções."

A CATITA SÓ PENSA... NAQUIIIIIILOOO!!!!!! HAHAHA

Anônimo disse...

piriguete e pé-frio

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br