terça-feira, maio 05, 2009

Bola aérea: Uma analogia entre o futebol e os relacionamentos

Dizem que o futebol aliena as pessoas. Quem se envolve, torce, fica distante de todo o resto que importa. Que o futebol, mesmo no país do futebol, nada acrescenta às pessoas. Será? Será que esse esporte tão idolatrado por aqui não tem relação nenhuma com as coisas relevantes da vida? Pois com a minha tem...

Um novo campeonato está prestes a começar. Em cada temporada, as equipes têm objetivos distintos quanto à taça almejada. Todo clube quer ganhar títulos, isso não se discute. A gente fica é o tempo todo discutindo a forma de levar a taça pra casa. Alguns times têm tradição em competições mata-mata. Outros reinam soberanos na fórmula dos pontos corridos. Há aqueles, no entanto, que alternam essas fases.

Um campeonato de pontos corridos está por começar no país do futebol. No fundo, tudo que é clube bem que quer esse título. Alguns já conquistaram um. Outros são bi, tri, multicampeões nessa competição. O que somar mais pontos leva o título. As outras equipes, dependendo da posição, podem obter uma vaga na Libertadores. Outros conquistarão a oportunidade de jogar a Sul-Americana. Ninguém quer mesmo é ser rebaixado. Tem equipe da segunda divisão que sobe.

Eu confesso aos leitores que tô de olho no título do Brasileiro faz horas. Ano passado, a equipe já tinha o mesmo objetivo. No final, contentou-se com uma vaga na Sul-Americana. Dentre muitos motivos, estava a dificuldade em mudar o esquema tático. A verdade é que no início da temporada passada o 3-5-2 parecia encaixar perfeitamente com o time. Novos reforços, somados aos que subiram da base e o técnico recém chegado. Na verdade toda a comissão técnica mudou entre as temporadas 2008/2009. Aquele time parecia voar em campo. O meio campo era consistente, a marcação passava tranquilidade, a zaga dava conta do recado, e na frente muitas finalizações. Se bem que aí começaram os problemas. O time jogava bem, mas a bola nunca que entrava.

O ano de 2008 andava e a equipe não marcava gols. Não falo de gol bonito, de placa ou bicicleta. Nenhumzinho de bola parada, pênalti ou de mão com a ajuda do juiz. Não tinha jeito. É bom lembrar que em um campeonato de pontos corridos, o empate vale um ponto. A equipe foi a que mais empatou no campeonato. No final do ano, o técnico percebeu que o problema estava no esquema e começou a alternar entre um 4-4-2 e 3-6-1. Os adversários tinham mais facilidade em chegar na área, é verdade, mas nunca em todo o ano a equipe marcara tantos gols. O saldo era fraco, mas a boa pontuação do final da temporada garantiu a Sul-Americana.

O clube que começara 2008 como favorito ao título, nem Libertadores conseguiu. Em 2009, as pretensões diminuíram. O discurso da diretoria é que uma vaga na Libertadores é a grande meta. Nos bastidores, todos querem mesmo é o título. O esquema tático desse ano ainda não está bem definido. Espera-se alguns reforços que podem vir das categorias de base. Mas ainda há uma esperança em repatriar jogadores que foram grandes promessas no clube. Não há consenso, porém, entre a diretoria quanto a algumas contratações. Há jogadores que não passaram de promessas.

Mesmo no meio de tantas incertezas, pasmem, meus amigos, os gols têm saído. Incrivelmente, em apenas alguns meses a equipe já superou o número de gols marcados de toda a temporada passada. E se amistoso valesse ponto, o clube estaria bem, pontuando em todas as rodadas. Não se sabe bem porque, mas apresenta dificuldades em casa, onde seu desempenho é fraco. No último jogo ficou no empate, o que pode ser considerado uma vitória devido ao retrospecto desfavorável. Teve também lances polêmicos. Gol anulado quando o jogador já comemorava com a torcida em campo. Segundo o juiz, a bola não entrou.

O time tem surpreendido muita gente. No último jogo, teve gol de bicicleta. O ano começou só com gol de pênalti, mas agora já tem bola na rede fruto de jogada trabalhada.

Pouco se sabe sobre o potencial de algumas equipes, principalmente às que estavam na série B. Tem time que ganhou amistoso e já se considera na primeira divisão. Tem equipe que parece que quer cair. E tem a equipe dessa blogueira...que lamenta tanto grenal na fase do mata-mata. Mas grenal é um jogo pegado, no fundo todo mundo sempre espera por um.

E a pré-temporada chega ao seu fim. Em breve o campeonato começa. Como eu expliquei acima, pode-se conquistar o título ou ser rebaixado. Na jogada trabalhada da vida, leva cartão quem faz falta e cai nas graças da torcida quem faz gol bonito...

Um comentário:

Karen Couto disse...

Anna, esqueceste de citar aqueles 4 times que não levam nem a Sul Americana, entretanto não são rebaixados! No mais, adorei o texto! Rendeu boas risadas!!! E, sucesso na tua campanha... eu já to providenciando meus reforços!

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br