terça-feira, setembro 09, 2008

Anna by Anna - Futebol volta à página policial

Nesta manhã o técnico do Grêmio prestou depoimento à Polícia Federal. O depoimento faz parte da Operação Ouro Verde, deflagrada ano passado e que investiga remessas ilegais de dinheiro ao exterior. Infelizmente é tudo que posso lhes dizer. É tudo o que pude buscar na imprensa.

Na dúvida entre procurar na editoria de futebol ou de polícia, busquei informações sobre o caso na internet. Está no portal online da Zero Hora:

"Questionado sobre se a investigação em relação a Roth é recente, já que o técnico está no Estado desde o início do ano e a Ouro Verde foi deflagrada no ano passado, Isbarrola respondeu:
— Esse inquérito foi instaurado em julho de 2007. Foram feitas inúmeras diligências no inquérito e chega momento em que as pessoas que são investigadas são chamadas a prestar esclarecimento e explicar aquelas operações que envolvem o nome delas".

A matéria estava na editoria de Economia e este trecho foi o de mais relevante, além do já dito na introdução, que encontrei. Resolvi procurar no Terra:

"Segundo a rádio Gaúcha, Roth depõe na operação Ouro Verde, que apura evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Contudo, não há informação se o treinador estaria envolvido com o suposto esquema".

A matéria estava na editoria de polícia, mas podia também ser encontrada através das notícias de esportes.

Ainda esperançosa de alguma informação relevante fui ao site Lancenet, também de esportes:

"O técnico estava acompanhado do vice-presidente de marketing do Grêmio, César Pacheco, que é policial federal aposentado. Roth, que prestou esclarecimentos ao delegado Alexandre Isbarrola, chefe do Grupo Repressão a Crimes Financeiros, deixou a sede da PF pela garagem".

Nada no blog do Juca. Quase sem esperanças, fui ao globo.com:

"De acordo com o site da Justiça Federal da 4ª Região, Roth está indiciado no inquérito policial de número 2007.71.00.030613-6 (RS), sob suspeita de ter cometido crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores e crimes contra a ordem tributária. As investigações da PF fazem parte da Operação Ouro Verde, deflagrada em 2007 para apurar evasão de divisas e lavagem de dinheiro. De acordo com o delegado, Roth foi chamado para explicar as operações financeiras que realizou através da Portocred, instituição no centro das investigações".

Finalmente uma informação, "operações financeiras realizadas pela Portocred". Caberia a filial da Globo aqui no estado a grande cobertura do fato. Mas pasmem, encontrei mais informações no site nacional. Talvez pelo o time em questão ser o líder do campeonato brasileiro.

E novamente quando futebol é confundido com assunto policial, o campeonato pode ter um novo desfecho. Há três anos, um gaúcho liderava a competição quando escândalos na justiça mudaram o curso da competição. Na época, o gaúcho da vez era inocente. Agora infelizmente o técnico gaúcho de time gaúcho pode não ser.

Triste ver que o Grêmio pode perder o título de campeão brasileiro assim. Preferia que, como três antes, tudo fosse decidido dentro de campo. É a doce ilusão de quem gosta e acompanha o futebol...

Um comentário:

Equipe Paper Crafts disse...

E ae menina...
E, como há três anos atrás, haverá gente rindo dessa situação. À época foram eles.
Rirei. E muito.
bjos

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br