sexta-feira, abril 15, 2011

Brasil F.C, um time desfalcado





Poucas coisas me irritam tanto quanto à passividade, o tal do sentimento do famoso “não é comigo”. Mas às vezes, ninguém tem nada com essa minha irritação, porque cabe em situações que eu acho, apenas eu, acho que determinada pessoa é parte do problema. No entanto, no assunto que me desperta a “irritação” neste momento, trata-se não apenas de um achismo meu, mas em outras palavras, tenho razões verdadeiras de tal irritação.


Me refiro ao tradicional papo de que esses políticos são tudo uns ladrões e vagabundos que nada fazem pela sociedade. Sabe? O cidadão anda na rua e pega um congestionamento e começa a latir essa frase. Sim latir, porque eu não sei quanto a vocês mas eu não consigo argumentar com um cachorro enquanto ele late. Ele não vai parar de latir. Tem gente que é assim. Perguntinha básica: porque o problema do congestionamento é problema dos políticos? E só deles?

Quem são esses políticos que alguns dizem “vamos incendiar o Congresso e todos os problemas estarão resolvidos”? Como esses políticos foram parar lá?

Serão os políticos seres alienígenas que desceram em Brasília ou nas prefeituras vindos de uma nave extraterrestre? Eu tinha a impressão que eles iam parar lá depois de uma tal de eleição, que esses cidadãos que latem contra a classe política participam, ou não? E essas pessoas que concorrem a algum cargo inclusive pertencem a mesma sociedade do cara que quer queimar o Congresso “porque ninguém presta”, não é?

Assistindo Amor e Revolução, novela do SBT que aborda os anos de ditadura militar no Brasil, fiquei pensando: Tem gente que parece ter saudade da ditadura porque naquela época, como não decidia seus governantes, podia colocar toda a culpa dos problemas na classe política. Hoje não é capaz de admitir que os políticos não são seres alienígenas distantes, mas pessoas da própria sociedade e que lá estão com NOSSO voto. Não sejamos hipócritas, por favor!

É a mesma coisa que aquela colega de trabalho que passa reclamando do trabalho mal feito ou não produzido ignorando o fato de que ele faz parte da equipe. Ou daquele perna de pau no time que passa reclamando que não faz gol porque ninguém passa pra ele "ignorando" o fato que ele é um dos 11 em campo.

Gosto de falar de futebol, pois todo mundo entende que os jogadores entram em campo porque o treinador os escalou. Treinador esse contratado pela direção. Nós escalamos nossos políticos, gente. Nós somos o presidente desse clube chamado Brasil. Vamos fazer que nem muito presidente e treinador que foge dessa responsabilidade? Enquanto isso acontece, geralmente, o time não ganha título nenhum...

Nenhum comentário:

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br