quinta-feira, julho 23, 2009

Momento místico e musical do Baboseirannas - Led Zeppelin



Na volta pra casa, após o trabalho, escutei uma música que há muitos anos não ouvia e que marcou minha adolescência. É uma daquelas músicas que quando tocava,eu largava tudo que fazia e queria simplesmente escutá-la. A música sempre me emocionou, então fui buscar a tradução. Na ocasião, achei uma viagem. Hoje, dez anos depois, eu li a tradução e a compreendi perfeitamente...


Falo de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin.


O que engraçado é que lendo sobre a música na internet há menções da canção nas chamadas "backwards messages" ou "backmaskings", que seriam mensagens subliminares gravadas ao inverso. Foram “descobertas” por grupos evangélicos americanos que buscavam provar que o rock era satânico. Há em algumas traduções de “Stairway to Heaven” menções ao satanismo.

Não posso falar exatamente o que se passava na cabeça de Jimmy Page e Robert Plant quando compuseram a música, mas creio que ligá-la ao satanismo é desconhecimento. Tanto de música quanto de religião.


Não conheço música, mas a entendo como uma arte e, portanto, um espaço para que cantores, como os integrantes de Led Zeppelin possam deixar aflorar sua criatividade. Mas entendo um pouco ( sempre há muito que se aprender) sobre uma religião que a maioria das pessoas acha (e muitos gritam assim aos quatro cantos) que é coisa do demo. Me refiro a Wicca, e de forma mais genérica ao paganismo.


O Led Zeppelin é uma banda inglesa certo? Na Europa, do ano 1000 a.C até o ano 2 a.C, aproximadamente, vivia o povo celta. Muitas das tradições hoje católicas são derivadas de festas dos povos europeus pré-cristãos, como os celtas. No paganismo, que é o culto do homem do campo à natureza e às suas forças, os povos celebravam as colheitas, as mudanças de estações, a mudança de luas. E era uma sociedade não patriarcal. O homem não era superior a mulher. E provavelmente nem a mulher ao homem. O Deus...bem o Deus era uma mulher. E também havia um Deus homem. Mas a Deusa era, e assim ainda é na Wicca, a mãe natureza, a rainha, a senhora, que um dia foi jovem e donzela, para ser mãe e então, anciã.


Dito isso, vamos a música. Selecionei alguns trechos que fazem alusão ao paganismo, seja ele derivado aos povos pré-cristões ou a wicca que se pratica hoje, e que lhes garanto não faz adoração ao demo, pelo simples fato de que nessa religião não existe a figura do diabo. Vamos a canção:


There's a lady who's sure” (Há uma senhora que acredita) - Senhora seria a Deusa. A palavra lady aparece uma série de vezes na canção.


“In a tree by the brook” (Em uma árvore a beira do riacho) /There's a songbird who sings” (Há um rouxinol que canta”) / “Sometimes all of our thoughts are misgiven” (Às vezes todos os nossos esforços são em vão) – Neste trecho há a menção aos elementos da natureza, como rouxinal, árvore e riacho. Há ainda uma mensagem própria do paganismo que é prestar atenção aos sinais da natureza, ao que a natureza tenta transmitir aos homens. E a árvore que canta também pode ser compreendida dentro da crença pagã de que homens, plantas e animais são iguais, todos têm vida.


“There's a feeling I get” (Há algo que sinto) / When I look to the west” (Quando olho para o oeste) – Aqui vi num dos artigos da internet que cultos satânicos são feitos com direção ao Oeste, como desconheço o satanismo não entrarei nesta discussão. Mas na Wicca, qualquer ritual celebra os quatro pontos ( Norte, Leste, Sul e Oeste), sendo o oeste o lado do elemento água.


“And my spirit is crying for leaving” (E meu espírito chora para partir) /In my thoughts I have seen” (Em meus pensamentos tenho visto) / Rings of smoke through the trees” (Anéis de fumaça atravessando as árvores” – Este trecho é uma continuação do anterior. Como disse, Oeste é ponto referente a água na Wicca, talvez explique a menção às lágrimas. Leste é o ponto do elemento ar, simbolizado nos rituais pela fumaça do incenso, poderia ser essa a fumaça que atravessa, mencionada na música.


“And it's whispered that soon” (E um sussurro avisa que cedo) - Os seguidores da Wicca acreditam que, em ritos de iniciação, um sussuro é escutado e representa a voz dos deuses ou da Deusa apenas.


If we all call the tune” (Se todos entoarmos a canção) / “Then the piper will lead us to reason” (O flautista nos levará à razão ) / And the forests will echoe with laughter”(E a floresta irá ecoar gargalhadas ) /If there's a bustle in your hedgerow”
(Se há um alvoroço em sua horta) / “Don't be alarmed no
w” (Não fique assustada) /
“It's just a spring clean for the May queen” (É apenas limpeza de primavera da rainha de maio) – O flautista é uma alusão ao deus Pã, que tinha uma aparência muito feia, até monstruosa, mas um apetite sexual insaciável. Ele era tão feio que foi levado ao Olimpo por seu pai para alegrar aos deuses. Pã era o rei da música, criou uma flauta que carregou consigo por um longo tempo. Para seduzir a deusa da Lua, Selene, Pã se transformou em um bode e fez Selene virar uma cabra. Ela aceitou montar nele e deixou-se seduzir. Este m
ito de Selene e Pã evoca uma festa de Maio, do culto ao cervo na Arcádia, em substituição ao bode, na qual a jovem rainha de Maio montava em seu homem antes de celebrar o seu casamento na floresta. O mito de Pã ajuda a explicar a alusão a flauta, as gargalhadas na floresta, e a rainha de Maio. Lembrando que na Inglaterra a primavera vai de março a junho.


“When all are one and one is all” (Quando todos são um e um é o todo) / “To be a rock and not to roll" (Ser uma rocha e não rolar) – A relação de ligação do homem com a natureza citada anteriormente é uma crença pagã. O homem tem o mesmo “valor” de uma rocha.


“And she's buying a stairway to heaven” (E ela está comprando uma escadaria para o paraíso) – Na wicca há o “País de Verão”, o paraíso para onde vão as almas mortas antes de voltarem à Terra. Seguir os deuses pode levar a esse paraíso, segundo crença, mas somos livres, como diz a música anteriormente “Yes, there are two paths you can go by” (Sim, há dois caminhos que você pode seguir) / But in the long run” (Mas na longa estrada) / “There's still time to change the road you're on” (Há sempre tempo de mudar o caminho que você segue)...


Talvez Jimmy Page e Robert Plant dêem boas risadas com todas as divagações sobre sua música, mas valeu o exercício de ler a canção com olhos pagãos e, como vocês viram, definitivamente, não há nada de demoníaco em “Stairway to Heaven”...


Ps: ler o texto escutando a música seria bem mais divertido...

3 comentários:

Anônimo disse...

AMIGA VC PODE FALAR O QUE FOR E É ATÉ VERDADE ACERCA DA PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃO AOS DEUSES PAGÃOS, MAS AS MUSICAS DO LED ESTÃO SIM CHEIAS DE INFLUÊNCIA WICCA.SE ELE ESTÃO RINDO, NÃO SEI. SÓ SEI QUE SE TEM OUTRO SENTINDO ELES ESCREVERAM MAL PRA CARAMBA.
E OLHA, NÃO SOU RELIGIOSO FANÁTICO NÃO!

ABRAÇO

ABRAÇO

Anna Magagnin disse...

Eu concordo que exista influência wicca...mas a perseguição de muitos cristãos liga a música ao satanismo e wicca é uma coisa e satanismo é outra, pq como mencionei para os bruxos wiccanos não existe a figura do diabo. ( há quem diga que o diabo é invenção dos critãos, mas essa é outra discussão)

Obrigado pela atenção

Anônimo disse...

Olha só, Jimmy Page é tão adimirador de Aleister Crowley que comprou a mansão dele. Esse Aleister Crowley, foi um satanista, o baterista do Led Zeppelin morreu, o filho de Robert Plant também. Se eles são satanistas eu não sei, mas existe motivo para tanta desconfiança.

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br