domingo, janeiro 06, 2008

Diário de Dubai: A cidade

Dubai é uma cidade dos Emirados Arábes, ao todo são sete emirados, no Emirado que Dubai faz parte, Abu Dhabi é a capital. O sheiki Mohammed bin Rashid Al Maktoum herdou de seu pai o governo da cidade.



Grandes e luxuosas edificações caracterizam Dubai. A noite as luzes comandam o cenário de uma cidade com grande contingente de estrangeiros. Algumas das recomendações às turistas ocidentais é de que não andem desacompanhadas. O turismo já é a atividade com maior peso na economia deste emirado. Já as mulheres arábes usam o véu de diversas maneiras, algumas cobrindo todo o rosto. Mesmo cobertas, as arábes preservam a vaidade. Enfeites, brilhos e bols as são usadas juntos com as burgas e véus.


As ruas são abarrotadas de carros, considerados caros se comparados aos brasileiros. Um taxista me contou que com 5 mil Dirhams se compra um carro nos Emirados, o que equivale a cerca de 2,5mil reais.

Quanto a noite da cidade nenhum lugar fica aberto depois das três horas. Há uma grande variedade quanto a culinária, eletrônicos e com
ércio em geral. Nos shoppings é comum lojas destinadas a apenas uma marca, por exemplo existe uma loja somente com produtos Louis Vitton. Em um dos muitos shoppings de Dubai, o Emirates há uma pista de esqui com temperatura de aproximadamente 4 graus negativos. A maioria dos produtos, principalmente eletrônicos, possuem preços mais baratos que no Brasil, pois não há cobrança de impostos.


A cidade é um verdadeiro canteiro de obras, há quem diga que 30% dos guindastes do mundo estão em Dubai. Mas duas obras deram notoriedade a este pedaço do mundo árabe: o Burj Dubai e Burj al Arab.

Burj Dubai é uma construção que almeja ter a maior torre do mundo. Já foram construídos 700 metros. Especula-se que deva chegar a 850 mil metros, no entanto, a altura final é guardada a sete chaves. O edificio,cuja tradução é “Torre de Dubai”, abrigará residências, parques, hotéis. O investimento é calculado em torno de 8 bilhões de doláres.



O Burj al Arab é o hotel mais caro do mundo. As diárias variam de US$1,5 mil a US$23mil. É classificado como hotel se
te estrelas. Tem a forma de um barco a vela.

Nenhum comentário:

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br